segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LAIKA



Laika , foi o primeiro ser vivo a orbitar a Terra e foi a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita.
Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o super aquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de micro gravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.
Depois de Laika, nenhuma outra missão tripulada por cães foi lançada sem que existisse um sistema para o regresso  seguro do animal. No que diz respeito a temas de exploração espacial, o tema da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética dominou a opinião pública durante muitos anos.
A morte de Laika desencadeou um debate mundial sobre os maus tratos aos animais e os avanços científicos à custa de testes com animais. Embora vários animais já tivessem morrido em missões dos Estados Unidos nos nove anos anteriores ao Sputnik II, Laika foi o primeiro animal enviado ao espaço sem esperanças de ser recuperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário