segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Matilha







Sem a consciência de que somos diferentes, entramos em disputa com os cães e acabamos por ficar nervosos ou frustrados com suas reacções. Esperamos que os cães queiram o que nós queremos, que sintam como nós sentimos e, ainda pior, que pensem como nós pensamos.
Entender como funciona uma matilha não lhe dá apenas uma nova e crucial compreensão sobre o cachorro, mas também uma visão diferente de como ele deve ser treinado. Os valores dos cães são diferentes dos nossos, e é pelo conhecimento deles que percebemos os erros mais comuns ao educar e adestrar os cães .
Os cães, na matilha, necessitam de um líder, um cão que graças às suas, habilidades conduza os demais. As regras são impostas por ele ao grupo. A marcação do território, por exemplo, geralmente cabe ao líder da matilha; portanto, quando o nosso cãozinho sair pela casa urinando, provavelmente estará disputando a liderança ou acreditando que é o líder da matilha.
Muitas vezes, passamos inconscientemente ao cão a informação de que ele é o líder da matilha, e quando ele age como tal ficamos transtornados e aborrecidos. Nós influenciamos de tal maneira o meio ambiente e as atitudes de nossos cães, que praticamente tudo que eles aprendem é resultado directo ou indirecto de nossa maneira de tratá-los.
Para os cães a hierarquia é obrigatória, todos os cães sabem exactamente o lugar que ocupam dentro do grupo. Cada posição e cada atitude têm significado para os outros cães.
Os cães testam continuamente o líder. A liderança é assegurada por atitudes e posições que formam a linguagem canina.


Sem comentários:

Enviar um comentário