quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Desparasitação externa do Basset Hound


Um dos principais cuidados básicos de saúde a ter com o seu cão é a desparasitação.
Os cães podem ser infestados com vários tipos de parasitas: os externos (ectoparasitas) geralmente animais, como as pulgas, carraças, ácaros e piolhos.

Os dois principais parasitas externos dos cães:

Pulgas - são pequenos animais pertencentes à classe dos insectos. Existem centenas de espécies de pulgas, sendo que só algumas são parasitas do cão.
Se as condições forem ideais (proliferam-se preferencialmente nos meses mais quentes), as fêmeas podem colocar entre mil a dois mil ovos, que se irão alojar não só no pelo do cão como por exemplo em tapetes e carpetes. Quando os ovos eclodem e após várias metamorfoses, surge a pulga adulta, que é o parasita definitivo.
A pulga irá então alimentar-se do sangue do cão, perfurando a pele deste através das suas peças bucais.
Existem várias doenças provocadas pela picada da pulga. Para além da comichão que provocam, os cães estão sujeitos a terem uma reacção alérgica a essa picada, provocando-lhe queda de pêlo, um prurido intenso e feridas devido ao cão coçar-se. As pulgas podem também ser agentes transmissores de vários agentes patogénicos e parasitas.

Carraças - são animais da classe dos aracnídeos, de cor geralmente vermelho-acastanhada, corpo achatado, e nas quais é possivel distinguir o macho da fêmea, tendo estas um abdómen de maiores dimensões.

Tal como as pulgas, as espécies de carraças que sáo parasitas dos cães alimentam-se do sangue deste, fixando as suas peças bucais na pele e inoculando uma saliva específica que solidifica e ajuda a carraça a fixar-se. Para além do incómodo que elas provocam no animal, as carraças podem transmitir doenças como a Babesiose e a Erlichiose (a febre da carraça).

Prevenção/Tratamento

A melhor maneira de evitar que o seu cão tenha parasitas tanto externos como internos é mesmo prevenir! Visto que eles podem apanhá-los em qualquer local, como relvados, passeios ou em contacto com outros animais convém não só utilizar produtos específicos como também manter o local onde o cão habita em boas condições de higiene.
Para os parasitas externos, existem vários anti-parasitários disponíveis no mercado, que podem ser específicos para um só parasita, ou para vários, na forma de coleiras, champôs, sprays, comprimidos, ampolas, etc,
Aconselhe-se com o medico veterinário do seu cão em relação a eventuais dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário