quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Desparasitação interna do Basset Hound



Parasitas internos

Estes parasitas afectam normalmente o esófago, estômago e intestinos grosso e delgado, havendo parasitas específicos para cada zona do tubo digestivo, existindo vários géneros e espécies, como as ténias e as lombrigas, os vulgarmente conhecidos por "vermes".
Alguns dos sintomas de que o cão tem parasitas internos são: vómitos, diarreia (nos quais muitas vezes são visíveis os parasitas), emagrecimento (por exemplo no caso dos cachorros pode-se verificar um certo inchaço na zona abdominal e anemia ).
Estes parasitas podem ser transmitidos através da ingestão dos seus ovos (encontrados na água, comida, etc), transmitidos pela mãe aos cachorros ou através de hospedeiros intermediários, como as pulgas.

Prevenção/Tratamento
A melhor maneira de evitar que o seu cão tenha parasitas internos é mesmo prevenir! Visto que eles podem apanhá-los em qualquer local, como relvados, passeios ou em contacto com outros animais convém não só utilizar produtos específicos  como também manter o local onde o cão habita em boas condições de higiene.


As desparasitações internas, convém que sejam sempre orientadas pelo veterinário. Usualmente
No caso dos cachorros, estes poderão ser desparasitados a partir das 2 semanas e depois uma vez por mês, até completarem 6 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário