segunda-feira, 8 de agosto de 2011

HISTÓRIA DA RAÇA BASSET HOUND



 
A primeira menção da palavra "Basset" relacionada à uma raça canina parece ter sido encontrada num antigo texto sobre caça, escrito por Fouilloux em 1585. Este livro é ilustrado com o que é considerado ser o primeiro desenho de um Basset - um pedaço de madeira mostrando um caçador de saída em sua charrete acompanhado dos seus "cães de texugo".
Imagina-se que os frades da abadia francesa de St. Hubert foram os reais responsáveis pela criação selectiva de várias outras linhas de sangue de hounds franceses para produzir um cão baixo, que portanto teria uma movimentação mais lenta para que o animal pudesse ser seguido a pé.
A palavra "Basset", derivada do adjectivo francês 'bas', significa "coisa baixa" ou "um anão". Como a caça era um desporto tradicional na França medieval, não é de se estranhar que muitos dos eficientes hounds de porte pequeno tiveram um lugar reservado nos canis da aristocracia, os quais foram dispersos apenas por causa da mudança do estilo de vida proporcionada pela revolução. No entanto a raça não foi perdida e podemos encontrar menção a ela no livro "Le Chasseur", escrito por M. Blaze em 1850. Por volta do mesmo ano, no livro "Chiens de Chasse", M. Robert escreve: "O Basset é capaz de caçar todos os animais, até mesmo lobos e javalis, mas ele é excelente mesmo para 'caça e tiro' de lebres e coelhos."
Por volta do meio do século 19, os dois maiores criadores de Bassets da França estavam produzindo cães de tipos diferentes, especialmente no que diz respeito à cabeça e aos olhos. Estes dois tipos eram identificados pelos nomes de seus respectivos criadores, M. Lane e Count Le Couteulx. Por serem tricolores e considerados mais glamorosos, os cães de Le Couteulx eram mais bem aceitos na época.
Em 1866, o Lord Galway importou para a Inglaterra um casal de Bassets franceses do tipo Le Couteulx. No ano seguinte, o acasalamento deste casal produziu uma ninhada de cinco filhotes mas como estes cães não foram expostos ao público, não houve nenhum interesse pela raça. Somente em 1874, quando Sir Everett Millais importou da França o hound "Model", foi que realmente se deu o início das actividades com a raça na Inglaterra. Pelo seu suporte e grande interesse pela raça e através da continuidade de seu programa de criação dentro de seu próprio canil, assim como em cooperação com as criações do Lord Onslow e George Krehl, Sir Everett Millais tem que ser considerado o "pai da raça" na Inglaterra. A primeira vez que ele exibiu um Basset numa exposição inglesa foi no ano de 1875, mas somente após ter conseguido um grande número de cães inscritos para a exposição de Wolverhampton, em 1880, é que a raça passou a chamar mais atenção. Alguns anos depois, um interesse ainda maior surgiu quando a rainha Alexandra passou a ter Basset Hounds nos canis da realeza.
Acredita-se que, nos Estados Unidos, George Washington foi proprietário de Bassets Hounds que o foram presenteados por Lafayette depois da revolução americana. Em 1883 e 1884, importações da Inglaterra foram feitas por admiradores da raça. Em 1884, na exposição do Westminster Kennel Club, houve uma classe de Basset Hounds e um cão importado da Inglaterra de nome "Nemours" fez a sua estreia diante do público americano. Este mesmo animal, após algumas outras exposições, fechou o campeonato em Boston em 1886. Os primeiros Basset Hounds foram registados no American Kennel Club em 1885.
Desde então, a raça nos Estados Unidos foi gradualmente se desenvolvendo e Bassets começavam a ser bem representados em exposições de maior porte. Uma atenção ainda maior foi voltada para a raça quando a revista americana Time, na sua edição de 27 de fevereiro de 1928, trazia uma fotografia de um filhote de Basset na capa. A matéria principal era um sumário da 52ª exposição anual do Westminster Kennel Club, no Madison Square Garden em Nova York, vista pelos olhos do filhote.
Em 1935, um clube nacional da raça foi organizado nos Estados Unidos, o Basset Hound Club of America. Exposições Nacionais do clube começaram então a ser realizadas, as quais incluíam actividades variadas para esta hábil raça, como expo de beleza, caçada em matilha, actividades de campo, obediência e tracking.
Por volta do ano de 1950, o Basset Hound já tinha uma grande popularidade não somente nos Estados Unidos, mas também na Inglaterra e França. Também em vários outros países do mundo já se podia observar o crescimento desta raça tão versátil e digna de confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário