sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Vacinação do Basset Hound


Devemos ter sempre em mente que mais vale prevenir do que remediar, portanto vacine o seu cão para prevenir o aparecimento de doenças
As vacinas que protegem contra as doenças são muitas vezes fatais para o seu animal e podem ser algumas transmissíveis ao homem.

Os cachorros lactentes estão imunes perante os principais vírus e não necessitam de vacinas. Esta imunidade é dada pelo leite materno e cessa quando o cachorro deixa de mamar. Assim, a partir das 6 ou 12 semanas, conforme os casos, cabe ao dono assegurar a protecção do animal contra os principais vírus que atacam os cães. Para isso, basta levarem o animal ao veterinário e darem início ao plano de vacinação do cachorro.


Para aumentar a eficiência da resposta imunológica, os cães só devem ser vacinados se estiverem em boas condições de saúde, isso é verificado pelo veterinário através de um exame minucioso ao cão.

Os cães são normalmente vacinados contra a raiva ( vacinação obrigatória por lei), esgana, hepatite contagiosa, parvovirose, parainfluenza, leptospirose, tosse do canil e babesiose; as vacinas que protegem destas doenças são dadas em doses ás 6-8, 12 e 16 semanas de idade, com excepção da vacina da raiva que é administrada entre os 3 e os 6 meses de idade, depois só se tem de fazer um reforço anual .

Após as vacinas, durante um período de 10 a 15 dias, deve evitar submeter o seu cão a esforços físicos e lavagens, assim como se deve evitar que ele entre em contacto com ambientes contaminados.

Depois de administrar-se as vacinas, os cães podem ter reacções ligeiras e curtas que se traduzem por febre ligeira, dores musculares e sonolência . Raramente ocorrem reacções mais fortes cujos efeitos secundários se traduzem por um inchaço no rosto, erupções cutâneas e vómitos , caso isto acontecer deve dirigir-se imediatamente com o cão ao veterinário mais perto de si.


Plano de Vacinação

O plano de vacinação deve ser iniciado quando o cão atinge as 8 semanas de vida. A vacinação abrange várias doenças: esgana, hepatite, parvovirose e leptospirose. Quando receber o cachorro certifique-se de que o animal tem as vacinas em dia. Caso isto não se verifique, leve-o ao veterinário para que possa ser vacinado. Às 12 semanas, cerca de 4 semanas depois, o cachorro deve levar um reforço com a mesma abrangência. A vacina da raiva é dada às 16 semanas. Para que a protecção do cão face aos vírus seja eficaz, deve seguir o plano de vacinação de reforço, anual ou bienal. Estes intervalos são apenas indicativos, uma vez que cabe ao veterinário estabelecer um plano de vacinação ajustado a cada animal.


Para além destas vacinas, os cães podem ainda ser vacinados contra a Piroplasmose e Doença de Lyme. De todas, apenas a vacina da raiva é obrigatória. Contudo, fica sempre mais caro tratar qualquer doença do que vacinar o cão.



Sem comentários:

Enviar um comentário